Check-inYou can join session 5 minutes before start time.
Room 126 Available Seats : 50
Apr 29, 2025 05:00 PM - 06:30 PM(America/Sao_Paulo)
20250429T1700 20250429T1830 America/Sao_Paulo Mobility Programs Room 126 FAUBAI 2025 Conference | April 26-30, Brazil Nicolas.Maillard@ufrgs.br
11 attendees saved this session
EGRESSOS DA MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERNACIONAL: POSSIBILIDADES, VISÕES E CAMINHOS
Oral PresentationMobility of student/professor/ researcher, staff 05:00 PM - 06:30 PM (America/Sao_Paulo) 2025/04/29 20:00:00 UTC - 2025/04/29 21:30:00 UTC
RESUMO:
Cruzar fronteiras geográficas a procura por enriquecimento na formação acadêmica não é recente, sua ocorrência foi registrada em vários momentos da história (Altbach, 1998). Contudo, nas últimas décadas, esse fenômeno vem alcançando forte abrangência, novos propósitos e cada vez mais importância.


Este trabalho aborda o tema da mobilidade acadêmica, discutindo o movimento seguido por estudantes em direção à Instituições de Ensino Superior no exterior. Para tanto,  considera o aumento exponencial do fluxo de estudantes em processos de mobilidade ao redor do mundo e, ao mesmo tempo, a carência de estudos sobre a repercussão desta experiência na formação e atuação profissional dos(as) egressos(as) (Pessoni; Pessoni, 2021).


A internacionalização permeia os âmbitos econômicos, acadêmicos, culturais e políticos e, embora a mobilidade acadêmica não seja o único elemento dos processos de internacionalização, é considerada uma das mais relevantes. Por tal razão, reconhecendo a pertinência de tratar os contributos da mobilidade internacional, a pesquisa congregará dados de uma pesquisa a ser realizada com tal propósito – desenvolvida junto a egressos dos Programas de  Mobilidade Estudantil Internacional Incoming e Outgoing de uma instituição de ensino superior pública do Estado da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana. 


A proposta de pesquisa busca trazer informações acerca dos percursos que sucederam à trajetória da mobilidade, indagando como esta afetou o egresso. Objetiva-se conhecer as principais mudanças pessoais, acadêmicas e profissionais percebidas pelos estudantes após a mobilidade acadêmica internacional. O período escolhido para esta análise será de 2020 a 2024.


A escolha da metodologia para o desenvolvimento da pesquisa será o estudo de caso por tratar-se de uma situação definida, a UEFS, rica em dados descritivos que apresenta a realidade de forma contextualizada. Parte-se do pressuposto teórico inicial que serve de esqueleto de estrutura básica, a partir do qual os aspectos novos serão acrescentados à luz da pesquisa bibliográfica e do apoio em artigos científicos e livros.


PALAVRAS-CHAVE: internacionalização; mobilidade internacional; estudantes egressos.
Referências:
ALTBACH, P.G. Comparative Higher Education: knowledge, the university, and development. Connecticut: Ablex Publishing, 1998.
FORIM, A. B.; RIGOLIN, C.C. D. Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 281-304, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ZsKrwS3Gzr8RZXXdYTTGvcF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 30 jul 2024.
PESSONI, R. Bom; PESSONI, A.. Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmica. Educação. Santa Maria, v.46,  jan.  2021 .   Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64442021000100274 . Acesso em 23 jul 2024.
Presenters Eneida Soanne Oliveira
International Advisor, Universidade Estadual De Feira De Santana
Co-Authors
KL
Karla Maria Lima Figueiredo Bené Barbosa
Analista, Universidade Estadual De Feira De Santana
Rita Castro
Researcher, Universidade Estadual De Feira De Santana
FD
FRANCISNEIDE DE JESUS ALBANO BISPO
ASSESSORA TÉCNICA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
SP
SIRLENE PEREIRA BISPO
COORDENADORA MOBILIDADE IN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Desafios e estratégias para a mobilidade acadêmico-científica internacional na Fiocruz-Minas
Oral PresentationMobility of student/professor/ researcher, staff 05:00 PM - 06:30 PM (America/Sao_Paulo) 2025/04/29 20:00:00 UTC - 2025/04/29 21:30:00 UTC
A proposta tem como objetivo apresentar as estratégias utilizadas pelo Núcleo de Apoio à Internacionalização (NAI) para mitigar os desafios da mobilidade acadêmico-cientifica na Fiocruz-Minas e promover a internacionalização da Instituição. 

Em 2022, a Fiocruz-Minas definiu como meta estratégica a criação de um Núcleo direcionado à internacionalização da pesquisa e do ensino estruturado em quatro pilares: captação de recursos, cooperação internacional, mobilidades e comunicação/divulgação. Com o objetivo de diagnosticar o cenário da internacionalização da Instituição, o NAI realizou o levantamento amplo de dados por meio de entrevistas e formulários junto a grupos de pesquisa e setores internos. Os resultados demonstraram que a internacionalização na Fiocruz-Minas é pouco institucionalizada, sendo realizada prioritariamente de forma individual por seus pesquisadores e docentes. Além disso, os dois programas de pós-graduação strictu sensu possuem necessidades diferentes em termos de estruturação de ações que alcancem os mais altos requisitos de avaliação pela CAPES, dentre eles formalização de acordos de cotutela.  

A descentralização, as peculiaridades de financiamento e assimetrias entre os Programas de Pós-graduação dificultam o transbordamento dos benefícios das colaborações internacionais de forma ampla, institucional e democrática. Dentre os benefícios possíveis, observamos que a criação de um programa de mobilidade estruturado e institucionalizado fortaleceria as competências cientificas internas e aprimoraria as estratégias de desenvolvimento de recursos humanos. 

No entanto, a efetivação do programa de mobilidade se dará por meio do fortalecimento dos pilares de cooperação e comunicação. Dessa forma, o NAI buscou articular esses pilares através de duas linhas de ação: captação de recursos externos a partir da fundação de apoio FAPEMIG para programas de fortalecimento de atividades internacionais na pós-graduação e alocação de recursos internos para incentivar os pesquisadores a se tornarem agentes multiplicadores da internacionalização junto a parceiros estratégicos no exterior. 

Com base na experiência em  programas governamentais de internacionalização, como o Capes PrInt, o Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e o Ciências sem Fronteiras, o NAI em conjunto com a Vice-Diretoria de Pesquisa da Fiocruz Minas, criou, em 2024, o "Programa de Mobilidade Internacional Estratégica para o Ensino e a Pesquisa da Fiocruz Minas", destinado a candidaturas para "Mobilidade Dupla" para estágio de curta-duração do discente no exterior, em conjunto com seu orientador, bem como a "Mobilidade Diplomacia Científica", destinado a servidores em atividade de pesquisa em ascensão de carreira para a realização de missão de prospecção no exterior. O objetivo deste programa é integrar o ensino e a pesquisa na instituição e consolidar as parcerias estratégicas para a Fiocruz, buscando elevar a instituição aos padrões científicos internacionais e construir uma cultura institucional para a internacionalização.

Finalmente, ressaltamos que as estratégias para a integração institucional da internacionalização ainda estão em fase de implantação e a avaliação dos resultados das ações já implementadas está em andamento. Assim, a proposta apresenta-se como promissora dado o seu potencial de interligar as áreas de atuação do Núcleo e de direcionar o perfil de investimento e priorização de atividades internacionais na Fiocruz-Minas. 
Fonte de financiamento: FAPEMIG, FIOCRUZ-MINAS. 
Presenters
SF
Sâmia Franco
Head Of The International Support Team, Fundação Oswaldo Cruz
Co-Authors Stefânia Moreira
International Cooperation Analyst , Fundaçao Oswaldo Cruz
Creation of the Internationalization Committee (CoInter) and its Decentralized Internationalization Committees (CoDInter) at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Oral PresentationInclusion, Equity and Diversity 05:00 PM - 06:30 PM (America/Sao_Paulo) 2025/04/29 20:00:00 UTC - 2025/04/29 21:30:00 UTC
Considering the growing demand for Brazilian higher education institutions to stand out globally, internationalization has become increasingly imperative, which is why it is the number one challenge of the Institutional Development Plan (PDI) of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Therefore, the 2022-2025 management of UFSM's International Affairs Office (SAI) has defined in its strategic plan the need to create (1) an Internationalization Committee (CoInter) and (2) Decentralized Internationalization Committees (CoDInter), to further consolidate internationalization by rooting it in the institution's Academic Centers. UFSM's CoInter was established as a collegiate body linked to the SAI and was created on September 1, 2023. The Committee proposes to promote the advancement of the discussion on UFSM's internationalization in a decentralized, institutional, and strategic manner. One of its main focuses is to offer a global education, with competitive graduates aligned with the international academic and job market, generating returns for the university through collaborations, exchange programs, and academic excellence. CoInter was created to strengthen internationalization efforts in Academic Centers. At the same time as proposing actions to develop the international awareness and skills of the UFSM academic community, it also receives, analyzes, and addresses specific proposals from the CoDinter. This body encourages the search for strategic partnerships at UFSM, providing international mobility for students, teachers, and TAEs. This promotes cultural diversity and contributes to the creation of a globalized environment within UFSM that includes the entire academic community. It is also responsible for issuing opinions on the validation and recognition of diplomas from abroad and for creating institutional policies to encourage internationalization at UFSM. The CoDInter, on the other hand, were created as collegiate bodies linked to the Teaching Units and their aim is to identify and monitor the implementation of internationalization actions in these units and bring the demands to the CoInter, guide and monitor institutional internationalization and language policies within the teaching units and pro-rectorates. Some of CoInter's achievements to date have been the drafting of UFSM's Institutional Internationalization Policy and participation in the definition of UFSM's Institutional Language Policy. The long-term goals are the continuous promotion of actions that promote the internationalization of UFSM, the development of an instrument for continuous measurement of internationalization in the teaching units, mapping actions to share international experiences among students, teachers, and TAEs, holding events to share experiences among students, teachers, and TAEs, and helping to implement COIL (Collaborative International Learning).
Presenters Patrícia Fernandes
Administration Assistant, Universidade Federal De Santa Maria
Co-Authors Ariane Rossi
Bilingual Executive Secretary, Universidade Federal De Santa Maria
THE LONG-TERM PROCESS OF INTERNATIONALIZATION OF THE ARCHITECTURE AND URBAN PLANNING COURSE AT THE UNIVERSITY OF RIBEIRÃO PRETO – UNAERP
Oral PresentationMobility of student/professor/ researcher, staff 05:00 PM - 06:30 PM (America/Sao_Paulo) 2025/04/29 20:00:00 UTC - 2025/04/29 21:30:00 UTC
Since 2018, the Architecture and Urban Planning course at Unaerp has been making significant strides in internationalizing its academic structure. These efforts include student exchange activities with partner institutions, faculty mobility, COIL activities, and lectures with foreign professors at SEMAU – International Week of Architecture and Urban Planning.
Crowning the international activities, in 2024, the course was invited to participate in Mapa Peru – Cusco 2024 version. The event is a program supervised by the Peruvian University Network and organized this year by the Universidad Andina del Cusco and the Pontifical Catholic University of Peru, with the participation of the National University of Trujillo, Universidad Andina del Cusco, Pontifical Catholic University of Peru, National University of San Antonio Abad del Cusco, National University of San Agustin de Arequipa and the Catholic University of Santa Maria,  from whom the invitation came to participate in the event, being part of its delegation and representing Brazil at the event (Brazil being the only foreign country to be invited). 
On August 12, 2024, the opening lecture of the event was given by Prof. Dr. Edson Salerno Junior (UNAERP), who spoke at the opening ceremony about the results of his doctoral research, which he named after UNAERP, the Architecture and Urban Planning program, and the Postgraduate Program in Environmental Technology, given that his doctoral thesis was developed through this integration. Through this lecture, the professor was invited to give a second lecture on August 15, 2024, for 5th-year Architecture students at Universidad Andina del Cusco. Therefore, two lectures were given throughout the event. Between August 12 and 16, 2024, Professor Edson Salerno Junior participated in classes, practical exercises, and technical visits, both from the urban planning study group and the heritage group. In this sense, it was possible to understand that UNAERP's urban planning teaching is aligned with Latin American standards and issues, given that the social problems are very similar. In the matter of heritage, more significant progress is needed on the Brazilian side in teaching, practical exercises, research, and extension.
As a result of our internationalization efforts, we have developed specific lines of work that have enhanced our curriculum and teaching methods. These include content relays, COIL activities, and mirror classes, all aimed at improving our understanding of urbanism and heritage.
In this way, participation in this Peruvian event brought to the Architecture and Urbanism course at UNAERP many elements to be worked on, proposals that can improve the work, and, mainly, give the students a more global vision of architecture.
Presenters Edson Salerno Junior
Director Of The Architecture And Urbanism Program, Universidade De Ribeirão Preto
International advisor
,
Universidade Estadual De Feira De Santana
Head of the International Support Team
,
Fundação Oswaldo Cruz
Administration Assistant
,
Universidade Federal De Santa Maria
Director of the Architecture and Urbanism Program
,
Universidade De Ribeirão Preto
No moderator for this session!
No attendee has checked-in to this session!
Upcoming Sessions
37 visits